© Run Lola! Studio / “Barricada”, de Marcelo Evelin / interpretação FAÍCC 2023 / Serralves Em Festa
FAICC
O FAÍCC – Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica é um programa interdisciplinar e pioneiro, que oferece aos participantes um espaço seguro de pesquisa e criação na área da dança. Num formato intensivo, a decorrer no primeiro semestre do ano, os participantes têm a oportunidade de desenvolver as suas diferentes linguagens de corpo, movimento e espaço, numa abordagem de laboratório experimental.
Pensado para intérpretes e criadores com bases de dança contemporânea (incluindo artistas de circo contemporâneo e performance), o FAÍCC tem como principal objetivo aprofundar os conhecimentos dos participantes, nas áreas da interpretação e coreografia, através de uma atmosfera que desenvolve o trabalho criativo, individual e coletivo. A colaboração com os pares é alimentada através de um formato prático, discutido e partilhado: sem avaliação quantitativa por parte dos formadores, o feedback e o aconselhamento artístico são priorizados na formação. Cada formador conduz um módulo próprio, partilhando de forma construtiva as suas experiências, pontos de vista e processos criativos singulares.
O FAÍCC distingue-se por
- Uma estrutura modular, para a qual são convidados vários formadores estabelecidos, nacional ou internacionalmente, contribuindo para uma proposta pedagógica múltipla e abrangente, cujo objetivo é incentivar a experimentação e pesquisa pela identidade criativa de cada participante.
- Oferecer aos participantes os módulos de dramaturgia, produção cultural, voz criativa, videodança, site-specific, feedback method, noções técnicas de luz, entre outras, como complemento aos módulos principais do programa, nomeadamente, técnicas de movimento, criação e composição coreográfica.
- Potenciar o cruzamento e intercâmbio de criadores, intérpretes, alunos e formadores em diferentes momentos do seu percurso artístico, sendo uma oportunidade de encontro, partilha de conhecimento e de experiências, sem a implementação de uma hierarquia na relação formador-participante.
- Ser acolhido pela Instável – Centro Coreográfico, uma entidade sedeada no Teatro Municipal do Porto e que promove e incentiva a realização de experiências profissionalizantes, através da integração dos alunos em projetos de criação, potenciando diversos estágios internos e/ou com outras entidades/criadores.
- Provocar e encorajar os participantes, no decorrer do curso, a criarem um elevado número de pequenas criações. O programa tem uma forte componente de criação e apresentação.
- Todos os anos, no final de cada edição, é feita uma avaliação do curso pelos alunos, num longo momento de reflexão, que tem como principal objetivo fazer o curso crescer de acordo com as necessidades sentidas pelos alunos.
Candidaturas
Em 2025, o curso decorrerá entre 13 de janeiro e 28 de julho, no Porto, num total de 650 horas e com duas semanas de férias.
Audições online encerradas.
Testemunhos
“O FAÍCC é uma viagem de confiança onde um bailarino não é só bailarino, um cantor não é só cantor. Podemos ser tudo e nada, no enquadramento certo com os pares, mentores, luzes, música certos! O FAÍCC dá e recebe, permite-nos crescer, abraça e acredita nos artistas.”
Mariana Coelho / Ex-aluna, 2023
“Esta é uma oportunidade incrível para entrar no mundo da dança, de explorar sobre nós próprios como criadores, num ambiente livre e criativo!”
Charlotte Zeidler / Ex-aluna, 2023
“O que mais ganhei com o FAÍCC foi o desenvolver das minhas capacidades de criação. Expandi imenso o meu leque de ferramentas e experiências sobre o que é criar uma peça.”
Mia Brandão / Ex-aluna, 2024
“Penso que não há palavras para descrever o quão importante o FAÍCC foi para o meu crescimento como performer e criadora. Foi muito estimulante, desafiante em todos os sentidos e uma experiência encorajadora, até eu fui capaz de aprofundar os meus interesses artísticos e o meu sentido de identidade.”
Beatriz Lourenço / Ex-aluna, 2024
“O FAÍCC é um jardim tranquilo onde se pode experimentar a criação de uma nova espécie, cruzar uma flor com um cato, regá-lo e vê-lo florescer, ou morrer. Há muitas flores para criar vida neste jardim.”
Kosma Bresson / Ex-aluno, 2024
Colaborações
Todos os anos, a Instável estabelece parcerias com várias estruturas culturais com o objetivo de promover oportunidades de criação e apresentação pública de projetos para o FAÍCC.
A parceria com Teatro Municipal do Porto/Câmara Municipal do Porto proporciona descontos em espetáculos programados e propõe a integração de alunos em atividades dinamizadas pelo TMP, nomeadamente o Festival DDD e workshops. Além disso, o Teatro acolhe a apresentação final do FAÍCC – a Mostra de Jovens Criadores -, no Teatro Campo Alegre.
O projeto Percursos Pela Arquitetura conta com parcerias como a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e o evento Open House Porto, organizado pela Casa da Arquitectura.
A Fundação Serralves tem coproduzido criações interpretadas pelos alunos do FAÍCC, das quais se destacam peças de Emmanuelle Huynh, Hélder Seabra, Gustavo Ciríaco, Alessandro Carboni e Marcelo Evelin.
O AgitLAB, espaço de residência artísticas em Águeda, tem vindo a acolher os alunos do FAICC numa residência, no início do curso.
A Fundação GDA tem apoiado a Instável na atribuição de bolsas a alunos portugueses e estrangeiros com morada fiscal em Portugal.
Edições Passadas
Nas últimas edições do Curso FAÍCC, correspondentes aos anos de 2018, 2019 e 2020, foi desenvolvido um trabalho de contínua evolução por parte da equipa da Instável. Na tabela abaixo, encontram-se dados relevantes às últimas edições 4 do FAÍCC:
Em 2024, teve lugar a 12ª edição consecutiva do programa FAÍCC, num total de 25 semanas distribuídas por 6 meses (625 horas). Mantendo a sua habitual estrutura modular, bem como o convite a diferentes formadores de diferentes áreas de criação, foram estabelecidas para esta edição, inúmeras parcerias com diferentes estruturas culturais, entre estas: A Fundação GDA atribuiu bolsas aos alunos; o Teatro Municipal do Porto efetuou descontos nos seus espetáculos e acolheu a apresentação final – Mostra de Jovens Criadores – no Teatro Campo Alegre; o projeto Percursos Pela Arquitetura contou com a parceria da FAUP; a Fundação de Serralves integrou alunos na peça que produziu com o grupo Cobra Coral.
Horas de formação: 625 horas
Alunos: 18 alunos (7 portugueses e 11 estrangeiros)
Estágios e oportunidades profissionais: 23
Formadores:
Ana Figueira (PT) – Direção Artística / Produção cultural e Percursos pela Arquitetura [FAUP]
Angela D. Quintela (ESP)- Dança Contemporânea
Catarina Miranda (PT) – Composição Coreográfica
Cristiana Rocha (PT) – Práticas Somáticas
Cobra Coral (PT) – Processo Criativo na Fundação de Serralves
Daniela Cruz (PT) – Dança Contemporânea e Composição Coreográfica / Coaching
Diogo Oliveira (PT) – Dança Contemporânea
Elisabeth Lambeck (NL) – Dança Contemporânea e Composição Coreográfica / Coaching
Helder Seabra (PT) – Composição Coreográfica
João Fontes (PT) – Direção técnica e Iluminação
Joclécio Azevedo (PT) – Composição Coreográfica / Coaching
Luís Mestre (PT) – Criação de Sinopses e CV / Coaching
Liliana Garcia (PT) – Dança Contemporânea
Luíz Antunes (PT) – Dramaturgia
Manolis Tsipos (GR) – Feedback Method (online)
Manuel Ronda (ITL) – Composição Coreográfica
Mário Fonseca (PT) – Criação Showreel
Nuno M. Cardoso (PT) – Dramaturgia / Coaching
Raúl Maia (PT) – Improvisação / Coaching
Rebecca Lang (SE) – Dança Contemporânea
Sérgio Martins (PT) – Som
Pedro Branco (PT) – Vídeo Dance
Vânia Rovisco (PT) – Composição Coreográfica
Victor Hugo Pontes (PT) – Composição Coreográfica
Colaborações com outras instituições:
Teatro Municipal do Porto
Fundação Serralves, Contexto Aniversário Serralves (Porto)
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
No ano de 2023, o total de horas do curso aumentou significativamente, para 625 horas, distribuídas por 6 meses. Foram promovidas parcerias com várias estruturas culturais:A F. GDA atribuiu bolsas aos alunos.O TMP efetuou descontos nos seus espetáculos e acolhue a apresentação final a “Mostra de Jovens Criadores” no TCA;O “Percursos Pela Arquitetura” contou com parcerias como a FAUP e a Open House Porto;A F. Serralves integrou alunos na peça que produziu com o coreógrafo convidado Marcelo Evelin. Este ano houve um segundo convite , este por parte da Instável, ao coreógrafo, Alessandro Carboni, que também desenvolveu uma criação junto da turma.
Horas de formação: 625 horas
Alunos: 19 alunos (11 portugueses e 8 estrangeiros)
Estágios e oportunidades profissionais: 22
Formadores:
Ana Figueira (PT) – Direção Artística / Produção cultural e Percursos pela Arquitetura [FAUP]
Angela D. Quintela (ESP)- Dança Contemporânea
Mickaela Dantas (BRS) – Dança Contemporânea
Liliana Garcia (PT) – Dança Contemporânea
Catarina Feijão (PT) – Dança Contemporânea
Diogo Oliveira (PT) – Dança Contemporânea
Daniela Cruz (PT) – Dança Contemporânea e Composição Coreográfica / Coaching
João Fontes (PT) – Direção técnica e Iluminação
Marcelo Evelin (BRS) – Processo Criativo na Fundação de Serralves
Alessandro Carboni (ITL) – Processo Criativo na Fundação de Serralves
Helder Seabra (PT) – Composição Coreográfica
Joclécio Azevedo (PT) – Composição Coreográfica / Coaching
Catarina Miranda (PT) – Composição Coreográfica / Coaching
Luís Mestre (PT) – Coaching
Manolis Tsipos (GR) – Feedback Method (online)
Miguel Moreira (PT) – Composição Coreográfica
Nuno M. Cardoso (PT) – Dramaturgia / Coaching
Sara Yasmin (PT) – Voz criativa
Raúl Maia (PT) – Improvisação / Coaching
Milan Tomasik (SLO) – Composição Coreográfica
Pedro Branco (PT) – Vídeo Dance
Vânia Rovisco (PT) – Composição Coreográfica
Victor Hugo Pontes (PT) – Composição Coreográfica
Colaborações com outras instituições:
Teatro Municipal do Porto
Fundação Serralves, Contexto Aniversário Serralves (Porto)
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Casa da Arquitetura/ Open House Porto
Em 2022, teve lugar a 10ª edição consecutiva do programa FAÍCC: num total de 21 semanas em 5 meses (525 horas). Mantendo a sua habitual estrutura modular, bem como o convite a diferentes formadores de diferentes áreas de criação, foram estabelecidas para esta edição, inúmeras parcerias para projetos de apresentação pública.
Tal como no ano anterior, o programa foi reajustado de forma a ser possível introdução de módulos online neste curso – durante 3 semanas as aulas decorreram em formato online na plataforma Zoom, com módulos teóricos.
Horas de formação: 525 horas
Alunos: 21 alunos (7 portugueses e 14 estrangeiros)
Estágios e oportunidades profissionais: 21
Formadores:
Ana Figueira (PT) – Direção Artística / Produção cultural e Percursos pela Arquitetura [FAUP]
Ángela Diaz Quintela (ES) – Dança contemporânea
Catarina Feijão (PT) – Dança contemporânea
Cristina P. Leitão (PT) – Testemunho (online)
Daniela Cruz (PT) – Dança contemporânea, improvisação e coach
Elisa Zuppini (IT) – Composição coreográfica e Testemunho (online)
Gustavo Ciríaco (BR) – Composição coreográfica
Hélder Seabra (PT) – Testemunho (online)
Henrique Pina (PT) – Testemunho (online)
Joclécio Azevedo (BR/PT) – Composição coreográfica e coach
Luís Mestre (PT) – Coach
Manolis Tsipos (GR) – Feedback Method (online)
Miguel Moreira (PT) – Criação Coreográfica
Nuno M. Cardoso (PT) – Dramaturgia e Coach
Paulina Almeida (PT) – Composição coreográfica
Pedro Branco (PT) – Vídeo
Raul Maia (PT) – Composição coreográfica
Roberto Olivan (ES) – Composição coreográfica
Tânia Guerreiro (PT) – Produção (online)
Vânia Rovisco (PT) – Composição coreográfica e coach
Victor Hugo Pontes (PT) – Dança contemporânea e Testemunho (Online)
Colaborações com outras instituições:
Festival DDD, TMP (Porto)
Teatro Municipal do Porto
Fundação Serralves (Porto)
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Casa da Arquitetura/ Open House Porto
A 9ª edição do FAÍCC aconteceu no ano de 2021, sendo ainda um pouco conturbada pelas restrições do governo devido à situação pandêmica. Nesse sentido, o formato online foi uma das novidades da 9ª edição do curso, não só como recurso ao nível da divulgação, processo de seleção, mas também no decorrer do programa, existindo alguns módulos online, o que permitiu a redução e início mais tardio do período presencial. Ainda assim, o curso aconteceu na sua totalidade.
Horas de formação: 550 horas
Alunos: 13 alunos (7 portugueses e 6 estrangeiros)
Formadores:
Ana Figueira (PT) – Produção Cultural (online) / Coaching
Angela D. Quintela – Dança Contemporânea
Catarina Feijão – Dança Contemporânea
Cristina Planas Leitão (PT) – Testemunho (online) / Flying low+Passing Through
Daniela Cruz (PT) – Dança Contemporânea / Coaching
Diogo Barbedo (PT) – Direção técnica e Iluminação
Elisa Zuppini (GR) – Testemunho (online) / Dança Contemporânea
Francesco Scavetta – Técnica Release
Gustavo Ciríaco (BRS) – Processo Criativo na Fundação de Serralves
Helder Seabra (PT) – Composição Coreográfica
João Cardoso (PT) – Dança Contemporânea
Joclécio Azevedo (PT) – Composição Coreográfica / Coaching
Luís Mestre (PT) – Coaching (online)
Manolis Tsipos (GR) – Feedback Method (online)
Marco da Silva Ferreira (PT) – Dança Contemporânea
Miguel Moreira (PT) – Composição Coreográfica
Nuno M. Cardoso (PT) – Dramaturgia (online)
Nuno Preto (PT) – Voz criativa
Raúl Maia (PT) – Improvisação
Pedro Branco (PT) – Vídeo (Online)
Vânia Rovisco (PT) – Testemunho (online) / e módulo presencial espaços exteriores
Victor Hugo Pontes (PT) – Composição Coreográfica
Colaborações com outras instituições:
Festival DDD, TMP (Porto)
Teatro Municipal do Porto
Fundação Serralves (Porto)
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
O ano de 2020 foi um ano atípico, devido à situação pandémica. Desta forma, a edição de 2020 do FAÍCC foi encurtada. O programa começou em janeiro e terminou em março, apesar de estar previsto decorrer até julho. Alguns módulos e colaborações com outras entidades culturais foram suspensos, nomeadamente os projetos planeados em conjunto com a Casa da Arquitetura, no âmbito do Open House Porto; com a Fundação Serralves, para o Serralves em Festa; e com a Escola das Artes da Universidade Católica.
Horas de formação: 650 horas previstas
Alunos: 15 alunos (11 portugueses e 4 estrangeiros)
Formadores:
Ana Figueira (PT) – Produção cultural e Percursos pela Arquitetura [FAUP]
Ángela Diaz Quintela (ES) – Dança contemporânea
Catarina Miranda (PT) – Composição coreográfica
Cristina P. Leitão (PT) – Dança contemporânea e coach
Daniela Cruz (PT) – Dança contemporânea, improvisação e coach
Duarte Valadares (PT) – Dança contemporânea
Elisa Zuppini (IT) – Composição coreográfica
Hélder Seabra (PT) – Composição coreográfica
Joana Castro (PT) – Composição coreográfica
Joana Von Mayer Trindade (PT) – Composição coreográfica
Joclécio Azevedo (BR/PT) – Composição coreográfica
Luís Mestre (PT) – Coach
Mafalda Deville (PT) – Dança contemporânea
Miguel Moreira (PT) – Composição coreográfica
Nuno M. Cardoso (PT) – Dramaturgia
Nuno Preto (PT) – Voz criativa
Paula Moreno (PT) – Dança contemporânea
Ricardo Alves (PT) – Técnica: luz e som
Pedro Branco (PT) – Vídeo
Vânia Rovisco (PT) – Composição coreográfica
Victor Hugo Pontes (PT) – Coach
Colaborações com outras instituições:
Teatro Municipal do Porto (Porto)
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
No ano de 2019, o total de horas do curso e o número de alunos aumentou, comparativamente ao ano de 2018. Os estágios e oportunidades profissionais também foram uma constante, havendo um total de 29, dos quais 5 foram remunerados. Nos estágios deste ano, contamos também com a presença de 13 ex-alunos, integrando-os em diversos projetos.
Horas de formação: 650 horas
Alunos: 21 alunos (12 portugueses e 9 estrangeiros)
Estágios e oportunidades profissionais: 29 estágios (5 remunerados; 13 (ex-)alunos foram integrados)
Formadores:
Ana Figueira (PT) – Produção cultural e Percursos pela Arquitetura [FAUP]
Bruno Listopad (PT/NL) – Composição coreográfica
Catarina Miranda (PT) – Composição coreográfica
Cátia Esteves (PT) – Dança contemporânea
Cristina P. Leitão (PT) – Dança contemporânea
Daniela Cruz (PT) – Dança contemporânea e improvisação
Elisabeth Lambeck (NL/PT) – Dança contemporânea, improvisação e coach
Joana Castro (PT) – Dança contemporânea e improvisação
Joana Von Mayer Trindade (PT) – Composição coreográfica
Joclécio Azevedo (BR/PT) – Composição coreográfica e coach
Liliana Garcia (PT) – Dança contemporânea
Luís Mestre (PT) – Coach
Mafalda Deville (PT) – Dança contemporânea
Mafalda Mendonça (PT) – Percursos pela Arquitetura FAUP
Miguel Moreira (PT) – Composição coreográfica
Nuno M. Cardoso (PT) – Dramaturgia
Nuno Preto (PT) – Voz criativa
Renan Martins (BR/PT) – Composição coreográfica
Ricardo Alves (PT) – Técnica: luz e som
Raúl Maia Alves (PT) – Improvisação
Sara Garcia (PT) – Percursos pela Arquitetura FAUP
Pedro Branco (PT) – Vídeo
Vânia Rovisco (PT) – Composição coreográfica
Victor Hugo Pontes (PT) – Coach
Yannis Adoniou (GR) – Composição coreográfica
Colaborações com outras instituições:
Casa da Arquitectura (Matosinhos)
Cineteatro Alba (Albergaria-a-Velha)
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (Porto)
Festival DDD, TMP (Porto)
Fundação Serralves (Porto)
Ginasiano – Escola de Dança (Vila-Nova de Gaia)
Teatro Municipal do Porto
No ano de 2018, o curso teve um total de 480 horas de formação e contou com a participação de 16 alunos. No decorrer e após o final do Programa, os alunos puderam contar com 46 estágios e oportunidades profissionais diversas, das quais algumas foram remuneradas.
Horas de formação: 480 horas
Alunos: 16 alunos (10 portugueses e 6 estrangeiros)
Estágios e oportunidades profissionais: 46 estágios
Formadores:
Ana Figueira (PT) – Produção cultural e Percursos pela Arquitetura [FAUP]
Bruno Listopad (PT/NL) – Composição coreográfica
Cristina P. Leitão (PT) – Dança contemporânea
Daniela Cruz (PT) – Dança contemporânea e improvisação
Helder Seabra (PT/BE) – Composição coreográfica
Hofesh Shechter Company (Diogo Sousa e Merel Lammers) (UK) – Reportório de Hofesh Shechter
Joana Castro (PT) – Dança contemporânea e improvisação
Joana Von Mayer Trindade (PT) – Composição coreográfica
Joclécio Azevedo (BR/PT) – Composição coreográfica e coach
Liliana Garcia (PT) – Dança contemporânea
Luís Mestre (PT) – Coach
Mafalda Mendonça (PT) – Percursos pela Arquitetura FAUP
Marco da Silva Ferreira (PT) – Dança contemporânea
Marta Lopes (PT) – Yoga
Miguel Moreira (PT) – Composição coreográfica
Nuno M. Cardoso (PT) – Dramaturgia
Nuno Preto (PT) – Voz Criativa
Pedro Branco (PT) – Vídeo
Renan Martins (BR/PT) – Composição Coreográfica
Ricardo Alves (PT) – Técnica: luz e som
Vânia Rovisco (PT) – Composição coreográfica
Victor Hugo Pontes (PT) – Composição coreográfica
Yannis Adoniou (GR) – Composição coreográfica
Colaborações com outras instituições:
Casa da Arquitectura (Matosinhos)
CID: Concurso Internacional de Dança (Porto)
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Festival DDD, TMP (Porto)
Festival Lá Fora (Évora)
Fundação Serralves (Porto)
Teatro Municipal do Porto
Neste separador FAQ’s (perguntas frequentes) pode encontrar respostas a dúvidas que possa ter. Para mais esclarecimentos envie um email para: faicc.program@gmail.com
Só pretendo frequentar um determinado período do programa, em vez do programa completo. Posso inscrever-me à mesma?
Embora o FAÍCC se organize por módulos, o programa está desenhado para ser uma experiência multidisciplinar completa, estabelecendo-se uma relação de unidade entre os módulos separados. Desta forma, não é possível proceder à inscrição de apenas uma parte do curso. Não havendo faltas, os alunos poderão conjugar com outras atividades profissionais. No entanto, alguns módulos serão pontualmente abertos a inscrições de público externo.
Preciso de apresentar um certificado de saúde para participar no FAÍCC?
A questão de saúde, bem-estar e condição física dos participantes do FAÍCC é tomada em elevada consideração pela Instável; aliás, no contrato de participação do curso, deverá constar a confirmação do bem-estar físico dos alunos. Ainda assim, a Instável reserva-se o direito de solicitar também uma declaração oficial (que poderás pedir junto ao teu médico de família) que garanta a aptidão física necessária para a integração do FAÍCC.
Se a tua declaração e/ou os resultados indicarem algum problema que possa colocar em risco a tua saúde, a Instável irá encorajar-te a não participar nesta edição. Contudo, se mesmo assim decidires participar no FAÍCC, deverás assinar uma declaração assumindo a responsabilidade pela tua participação.
Depois de me inscrever no FAÍCC, posso frequentar apenas alguns módulos?
O FAÍCC é um programa desenhado para ser experienciado como um todo, por isso a inscrição contempla o curso na íntegra. De qualquer forma, poderás faltar a módulos, se assim o desejares. Contudo, a ausência de mais de 50% de um módulo levará a que o mesmo não conste no teu diploma final.
Quantas apresentações existirão no decorrer da formação?
O número de apresentações não é fixo, estando dependente das parcerias estabelecidas em cada ano. Ainda assim, o programa tem sempre uma forte componente de criação e apresentação, pelo que podes esperar:
até duas apresentações informais em estúdio de peças criadas durante as semanas de pesquisa;
até duas apresentações site-specific, no âmbito do projeto Percursos pela Arquitetura;
até duas apresentações/criações com um coreógrafo convidado;
uma apresentação final, em co-criação com outro/s participante/s do FAÍCC, a ser apresentada no Teatro Municipal do Porto – Campo Alegre.
Os alunos terão algumas avaliações no decorrer do FAÍCC?
Na Instável, consideramos o feedback positivo, específico e individual como a forma mais construtiva de avaliação. Desta forma, os alunos irão receber feedback por parte dos seus formadores durante e no final de cada módulo, que ficará registado por escrito. Para além desta situação organizamos um módulo de Feedback Method criado pela DasArts. Quando pertinente, a utilização do feedback method será incentivada entre o grupo alunos, sempre num contexto de segurança baseado em confiança e respeito mútuo.
Por fim, não haverá avaliação quantitativa por considerarmos não ser um tipo de avaliação compatível com o trabalho de criação.
O curso oferece estadia ou alimentação?
O FAÍCC não oferece estadia nem alimentação, mas estamos sempre disponíveis para partilhar informação ou contactos de modo a apoiar a procura de alojamento. A Instável também terá todo o gosto em disponibilizar algumas dicas sobre os custos de vida no Porto.
O curso confere alguma certificação?
Sim, é conferido um certificado final a cada estudante com os módulos completados. No entanto, para cada módulo constar no certificado, deverás frequentar pelo menos 50% do módulo.
Posso candidatar-me a alguma bolsa?
A Fundação GDA tem, desde 2012, atribuído bolsas a alunos portugueses ou alunos estrangeiros com residência fiscal em Portugal. Se te enquadras neste perfil, podes contactar-nos.
Se, por outro lado, pretendes inscrever-te numa outra bolsa (de outro país, por exemplo), a Instável está igualmente disponível para te ajudar com qualquer questão burocrática que necessites.
Posso usar os estúdios da Instável para outras atividades?
Sim. Depois das aulas e durante o fim de semana, podes usar os dois estúdios disponíveis para ensaios ou pesquisa. Para tal, deverás fazer a reserva do estúdio com antecedência pois o espaço é muito solicitado. Também podem existir algumas atividades no Centro Coreográfico nas quais podes participar: aulas, workshops, masterclasses, etc.
Como são as instalações da Instável e como posso ter acesso aos estúdios? (fazer link para o sobre – espaços)
Para além do escritório, existem 2 estúdios, um vestiário, um terraço e uma área comum. É possível aceder aos estúdios e restante espaço das 9h às 23h, diariamente.
Onde posso comer?
Perto da Instável há alguns restaurantes e supermercados. Existem também duas cafetarias com cantina a alguns minutos: no Planetário e na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Por se tratarem de cafetarias/cantinas de faculdades, os preços são mais acessíveis que noutros locais. Se preferires, podes também trazer a tua própria comida e aquecê-la no nosso microondas.
Como é um horário semanal?
O horário habitual começa às 9h30 e termina às 15h00, de segunda a sexta-feira. Ocasionalmente, existirão algumas semanas em que o horário poderá ser estendido até às 18h. Por outro lado, haverá semanas em que poderá ser necessário trabalhar ou ensaiar durante a noite ou fins de semana, quando existirem apresentações de projetos.
Quaisquer alterações ao horário serão sempre comunicadas com a maior antecedência possível.
Existem algumas regras extraordinárias devido à Covid-19?
A Instável guia-se pelas normas e recomendações do Governo de Portugal e da Direção-Geral de Saúde. Em 2022,
Em 2021 e 22 o programa teve uma primeira fase em regime online com os módulos teóricos, e só mais tarde se iniciou o presencial com as aulas práticas;
Durante as aulas presenciais em estúdio, os alunos poderão ser divididos em dois grupos pelos dois estúdios da Instável;
Dependendo da situação pandémica poderá ser necessária a testagem semanal.
Que tipo de experiências profissionais posso esperar?
Dependerá de cada edição, uma vez que as parcerias acordadas e os projetos da Instável vão sendo estabelecidos de ano para ano. Por outro lado, estas experiências dependem também da disponibilidade, interesse e perfil dos participantes no curso.
Convém salientar que um dos objetivos do FAÍCC é incentivar a profissionalização. Por este motivo, os alunos poderão ser convidados a participar em pequenos estágios promovidos pela Instável, pelos formadores ou instituições parceiras. Estes estágios e oportunidades profissionais não fazem parte do plano do curso do FAÍCC, mas os mesmos têm sido uma constante nas últimas edições da formação.
Para além disso, uma vez que o Centro Coreográfico é um ponto de passagem e trabalho de vários artistas (onde acontecem também outras formações), na Instável poderás contactar com o “tecido-artístico” do Porto e não só. Na verdade, alguns ex-alunos do FAÍCC foram convidados a participar em projetos através da convivência suscitada nos estúdios e espaços comuns!
Em 2019, por exemplo, os alunos contaram com 29 experiências profissionais, sendo 5 oportunidades remuneradas e as restantes em regime de estágio.
Posso trabalhar ao mesmo tempo que frequento o FAÍCC?
Sim, muitos alunos do FAÍCC optam por trabalhar enquanto integram a formação – esta é uma das razões pelas quais o horário da formação finaliza pelas 15h/15h30.
Contudo, conciliar trabalho e formação pode ser um desafio na gestão de tempo e energia. Deverás ter em mente que irás precisar de ambos para além das aulas, como por exemplo no trabalho de pesquisa e criação.
Onde posso encontrar mais informações sobre o FAÍCC?
A equipa da Instável está sempre disponível para responder a questões que possam surgir. Podes contactar-nos através das nossas redes sociais, enviar-nos e-mail ou telefonar-nos.
No entanto, acreditamos que os ex-alunos do FAÍCC são aqueles que te podem dar as melhores informações! Estamos disponíveis para facultar contactos de ex-alunos que tenham vivido situações semelhantes.
Porque é que tenho de pagar a inscrição no FAÍCC?
O valor da inscrição cobre os custos administrativos e o seguro de acidentes pessoais. Para além disso, dá-nos garantia de que estás realmente interessado em participar no FAÍCC – só após o pagamento da inscrição é que o teu lugar fica garantido. Se ainda não tomaste a tua decisão, sugerimos que não efetues o pagamento da inscrição, uma vez que esse valor não é reembolsável.