© Joana Rodrigues / FAÍCC e FOCAR 2021: “A.SALTO”, criado e interpretado por Francisco Oliveira, Gisela Ferreira e Matilde Tarrinha / Percursos pela Arquitetura / FAUP
LAB
O Laboratório de Criação Coreográfica é um projeto que pretende incentivar o desenvolvimento de projetos na área da dança contemporânea, a partir de uma proposta individual para uma criação.
Dirigido a jovens criadores, o LAB define-se como um espaço de pesquisa e processo continuado. As sessões, com uma regularidade mensal, permitem que os participantes sejam acompanhados por um coreógrafo ou formador, em formato de “coaching”, partilha de metodologia e pensamento artístico, num formato aberto e transversal.
O projeto pretende desenvolver a criação individual de cada participante num sistema de constante reflexão e discussão, num ambiente formativo de feedback construtivo e orientado para o desenvolvimento colaborativo do trabalho. Para além de cruzar criadores em diferentes níveis/momentos do seu percurso artístico, o LAB poderá, em algumas situações, possibilitar a apresentação pública das peças criadas.
LAB AVEIRO
A segunda edição do Laboratório de Criação Coreográfica de Aveiro culminou em abril de 2022 com a apresentação das criações desenvolvidas pelos participantes no projeto. “Caem calhaus do céu”, de João Oliveira, foi a peça selecionada pelo júri para futuramente integrar o ciclo de apresentação Palcos Instáveis Segunda Casa, no Teatro Aveirense.
Nesta edição, alguns dos formadores convidados foram Ana Isabel Castro, Ana Figueira, Catarina Campos, Cristina Planas Leitão, Daniela Cruz, Joclécio Azevedo e Mafalda Deville.
LAB VILA REAL
A primeira edição do Laboratório de Criação Coreográfica de Vila Real começou em outubro de 2023, com todas as vagas preenchidas. O projeto da Instável – Centro Coreográfico destina-se a profissionais e estudantes de dança e tem como objetivos incentivar a criação coreográfica, promover uma plataforma adequada para o desenvolvimento de criadores emergentes da região e o encontro artístico entre criadores, e incentivar a criação de pensamento e reflexão sobre a própria criação.