© Joana Rodrigues / FAÍCC e FOCAR 2021: “A.SALTO”, criado e interpretado por Francisco Oliveira, Gisela Ferreira e Matilde Tarrinha / Percursos pela Arquitetura / FAUP
LAB
O Laboratório de Criação Coreográfica é um projeto que pretende incentivar o desenvolvimento de projetos na área da dança contemporânea, a partir de uma proposta individual para uma criação.
Dirigido a jovens criadores, o LAB define-se como um espaço de pesquisa e processo continuado. As sessões, com uma regularidade mensal, permitem que os participantes sejam acompanhados por um coreógrafo ou formador, em formato de “coaching”, partilha de metodologia e pensamento artístico, num formato aberto e transversal.
O projeto pretende desenvolver a criação individual de cada participante num sistema de constante reflexão e discussão, num ambiente formativo de feedback construtivo e orientado para o desenvolvimento colaborativo do trabalho. Para além de cruzar criadores em diferentes níveis/momentos do seu percurso artístico, o LAB poderá, em algumas situações, possibilitar a apresentação pública das peças criadas.

LAB AVEIRO
O Laboratório de Criação Coreográfica de Aveiro é um projeto que incentiva e acompanha o desenvolvimento de jovens criadores na área da dança contemporânea, a partir de uma proposta individual para uma criação.
A segunda edição, em 2022, culminou na apresentação das peças desenvolvidas pelos participantes ao longo do projeto. Caem calhaus do céu, de João Oliveira, foi a obra selecionada pelo júri para integrar futuramente o ciclo de apresentações Palcos Instáveis Segunda Casa, no Teatro Aveirense. Entre os formadores convidados desta edição estiveram Ana Isabel Castro, Ana Figueira, Catarina Campos, Cristina Planas Leitão, Daniela Cruz, Joclécio Azevedo e Mafalda Deville.
A terceira edição do LAB Aveiro decorreu em 2024, e a peça selecionada foi “nome de solteira”, de Gisela Ferreira.
LAB VILA REAL
A primeira edição do Laboratório de Criação Coreográfica de Vila Real arrancou em outubro de 2023, com todas as vagas preenchidas. Este projeto da Instável – Centro Coreográfico destina-se a profissionais e estudantes de dança, incentivando a criação coreográfica, o desenvolvimento de criadores emergentes da região e o encontro artístico entre artistas. Além disso, fomenta a reflexão crítica sobre os processos de criação.
Nesta edição, a criadora selecionada foi Maria João Pereira.