Helder Seabra

Workshop com Helder Seabra
Módulo Aberto
FAÍCC

A aula começará por focar-se numa forma orgânica de movimento, usando e reciclando energia num fluxo contínuo, crescendo progressivamente a partir do chão e abordando conceitos como risco, confiança, instinto, e velocidade. Vamos focar-nos, entre outras coisas, na força cinética e na anatomia, partindo e voltando para o nosso centro, com uma abertura para o interior (consciência física) e para o exterior (toda a nossa envolvente), fundindo o que controlamos com o que deixamos acontecer ou, simplesmente, observamos.

Assim, este encontro confrontará um estado meditativo, que mergulha no vórtice pessoal de cada um, com a relação entre cada ser e o espaço em redor. Nos recantos inexplorados da mente e do corpo, ao encontrarmos o vórtice de cada um de nós, permitiremos que a complexidade do subconsciente nos estimule a nível técnico e criativo e gere a nossa própria individualidade dentro do coletivo em redor.

Vamos explorar métodos de produção de material que joguem com a personalidade, imagem e as forças e fraquezas de cada indivíduo, na tentativa de encontrar material único e específico.

Descobrindo a vulnerabilidade do inconsciente, ao canalizar a pureza da presença e a aprender a ter prazer na espontaneidade, teremos a liberdade de questionar:

  • Quando é que podemos definir um limite para o movimento em frente?
  • Como um dançarino se aproxima do personagem, como um personagem se move / dança?
  • À medida que esta jornada oscila entre nós como humanos e artistas, descobriremos a nossa guerrilha interna refletida de volta pela raiz da matéria escura.
  • Matéria escura? Podemo-nos permitir a ir até lá?

Helder Seabra

Helder Seabra é um prolífico criador, intérprete e formador, atualmente a residir na Bélgica. Iniciou o seu percurso no Ginasiano e na P.A.R.T.S., de Anna Teresa de Keersmaecker, em Bruxelas. Em paralelo, foi intérprete da Companhia Instável em criações de Ronit Ziv, Javier Frutos e, em 2004, Wim Vandekeybus/Ultima Vez para a remontagem de Les Porteuses de Mauvaises Nouvelles, numa coprodução com a Instável. Desde então, tem trabalhado como intérprete e assistente de Wim Vandekeybus, Sidi Larbi Cherkaoui, Damien Jalet e de outros coreógrafos de renome internacional, em projetos aclamados pela crítica. Em 2013 fundou a Incognitus vzw, estrutura com a qual tem vindo a desenvolver o seu próprio percurso artístico, em colaboração com outros artistas. Com um estilo marcadamente dinâmico e articulado, cru e refinado ao mesmo tempo, Helder Seabra apresenta uma linguagem artística muito própria e de grande fisicalidade. Em 2021, criou “Lowlands”, uma coprodução entre a Companhia Instável e o Teatro Municipal do Porto, numa encomenda para o 90º aniversário do Rivoli. Em 2023, esta criação fez uma curta digressão pela Bélgica.

 

18 a 21 jul / a definir (Porto)

 

9:30 – 15:30 (à exceção de dia 21 jul, a terminar às 14:00)

Inscrições através de residenciascompanhiainstavel@gmail.com

Até 10 jul: 60€

Depois: 80€