© João Octávio Peixoto

Shelters
Hofesh Shechter
Triple bill composta por Fragments, Cult e Under a Rock

Viagem pelo universo do coreógrafo israelita Hofesh Shechter, Shelters inclui dois emblemáticos primeiros trabalhos do criador radicado em Londres, Fragments e Cult; e um terceiro, Under a Rock criado para a Companhia Instável. Dos movimentos do poderoso e humorístico retrato da dinâmica de uma relação de amor representado em Fragments (primeira peça que coreografou); passando pelo olhar negro e profundo sobre os poderes que orientam a sociedade atual, impresso em Cult (premiado em Londres); para terminar em Under a rock onde Hofesh Shechter retoma o tema dos rituais.

Cult

Cult debruça-se, com um olhar negro e profundo, sobre os poderes que nos orientam na sociedade atual. Neste poderoso mas tocante espetáculo, a rotina graciosa dos seis bailarinos é reforçada pela rica banda sonora, composta por Shechter. Cult ganhou o voto do público no The Place Prize 2004.

Fragments

O primeiro trabalho coreográfico de Shechter, Fragments usa intensos e delicados movimentos que representam a dinâmica de um casal. Apoiado por uma banda sonora cinemática, novamente por Shechter, esta peça é um poderoso retrato de uma relação, com bastante humor.

Under a Rock

Coreografia e música original de Hofesh Shechter.

 

Hofesh Shechter formou-se na Jerusalem Academy for Dance and Music antes de integrar a mundialmente famosa Batsheva Dance Company, onde trabalhou com o diretor artístico Ohad Naharin e com coreógrafos tais como Wim Vandekeybus, Paul Selwyn-Norton, Tero Saarinen e Inbal Pinto. Em 2002, chega ao Reino Unido. A sua estreia coreográfica, Fragments, rodou nacional e internacionalmente, ganhando o primeiro prémio no concurso coreográfico Serge Diaghilev. Em 2004, Hofesh foi comissariado pelo Prémio The Place para criar um sexteto, Cult. Este trabalho foi um dos cinco finalistas selecionados e venceu o Prémio Escolha do Público. De 2004 a 2006, tornou-se Artista Associado do The Place e a Fundação Robin Howard encomendou-lhe a criação de uma peça, Uprising. Os três trabalhos formam uma peça global Degeneration, o primeiro trabalho de Hofesh para uma noite inteira. Em 2007, The Place, Southbank Centre e Sadler’s Wells (os três mais importantes espaços de dança londrinos), encomendaram a Hofesh a criação de In your rooms, nomeado para um South Bank Show Award e vencedor do Critics Circle Award para a Melhor Coreografia em 2008. Hofesh foi comissariado pelo Brighton Festival em 2009 para criar The Art of Not Looking Back. Em 2010, Hofesh criou o seu primeiro trabalho de noite inteira para a Companhia, Political Mother, que estreou no Brighton Festival e continua a ter uma considerável tournée internacional. Hofesh tem sido comissariado no Reino Unido por inúmeras escolas de dança. Internacionalmente, trabalhou com o Ballet CeDeCe (Portugal), Hellenic Dance Company (Grécia), Bern Ballett (Suíça), Skanes Dansteater (Suécia), Carte Blanche Dance Company (Noruega) e Cedar Lake Contemporary Ballet (New York). Em 2008 Hofesh fundou a Hofesh Shechter Company, que está em digressão global e sempre com clamor, tanto da parte da crítica como do público. Hofesh Shechter é Artista Associado no Sadler’s Wells e a Hofesh Shechter Dance Company é a companhia residente no Brighton Dome.

Nota biográfica de 2012

Dança / M/6 – aprox. 57 min.

 

Estreado em 2012

Coreografia e composição sonora original: Hofesh Shechter

Diretor de ensaios: Bruno Guilloré

Assistente de ensaios da Companhia Instável: Cristina Planas Leitão

Assistentes do coreógrafo: Winifred Burnet-Smith e Victoria Hoyland

Figurinos: ESAD – Licenciatura em Design de Moda, alunos Eduardo Amorim e Rita Krupiej, coordenação de Paulo Cravo e Maria Gambina

Direção técnica e desenho de luz da nova criação Under a Rock: Ricardo Alves

Intérpretes: Cindy Emelie, Erik Lobelius, Marco Ferreira, Liliana Garcia, Rosana Ribeiro, Miguel Fiol e São Castro

Consultores artísticos: Marta Silva e Cecília Folgado

Produção executiva: Rita Santos e Joana Ferreira

Coprodução: Companhia Instável e Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura

Projeto financiado pela Presidência do Conselho de Ministros – Secretaria de Estado da Cultura/DGArtes e Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura

Apoios: ESAD – Licenciatura em Design de Moda, The Yeatman Hotel, Ginasiano Escola de Dança

 

A Companhia Instável é apoiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção- Geral das Artes e pelo programa “Bolsas para a formação Fundação GDA”.