“Turbo Escape”, de Cacá Otto Reuss
Eco que trança, reflete e ressoa. Um fragmento de vento que gera combustão, assenta duas aves num aquário: é redoma circular de reforma eterna. Eterna, efemera, eterna, efemera, hoje para o precipicio, amanhã parto de cabeça colada ao lamaçal. Enquanto partilharmos iris serei iridiscência, um lusco fusco com a duração de três apagões.
Cacá Otto Reuss (ela/she), bailarina, coreógrafa emergente e pesquisadora de movimento, nasceu na cidade do Porto, em Portugal, onde realizou a sua primeira formação em dança no Ginasiano.
Trabalhou como bailarina para a Companhia Instável e mais tarde resolveu prosseguir os estudos académicos no Brasil, onde se licenciou em dança na Faculdade Angel Vianna. Ainda no Brasil, fundou e dirigiu a Companhia Motirô, uma companhia de artes cênicas.
Mais tarde, já em Portugal, durante a pandemia, criou e desenvolveu a prática de movimento Chamá Pélvis e desde então tem vindo a lecionar e a aprofundar os seus estudos nos campos da dança contemporânea, saúde pélvica e técnicas de twerk.
Atualmente trabalha com o coreógrafo Marco da Silva Ferreira, com a coreógrafa Catarina Miranda e integra o corpo de baile da fadista Ana Moura.
Dança, M6 – 45 min
Possibilidade – Escolha – Realidade – Construir
Datas anteriores:
13 e 14 dez, 2024 / Café Teatro do TCA
Direção artística: Cacá Otto Reuss
Cocriação e interpretação: Cacá Otto Reuss e Duarte Valadares
Composição musical: Nelsoniq
Desenho de luz: Duarte Valadares
Figurinos: Cacá Otto Reuss
Acompanhamento artístico: Ana Isabel Castro
Coprodução: Instável – Centro Coreográfico e Teatro Municipal do Porto*
* No âmbito do projeto Palcos Instáveis