© José Caldeira/TMP / “Apneia”, de Leo Calvino e Joana Couto / Palcos Instáveis

Apneia
Leo Calvino e Joana Couto
Palcos Instáveis Segunda Casa

“Foi somente um sonho”. A normalidade retorna rapidamente e a sanidade não permanece em risco, basta virar para o outro lado e aconchegar-se novamente nas próprias conceções macias e cheirosas. Quantas camadas tem um sonho? Onde termina o sonho de um e começa o sonho de outro? Onde está a fronteira entre o real e o surreal?

Por que fazer-se essas perguntas? O alarme, pela manhã, fielmente, lembra-me de esquecer. Mas não esqueço, não sempre. E a única saída é repetir: “foi somente um sonho”.

Nunca é somente um sonho.

 

Leonardo Calvino (pseudónimo de Iuri Martins) é maioritariamente autodidata e teve um percurso multidisciplinar, passando pelas artes marciais, música, roteiro de bandas desenhadas, circo, magia e atualmente dedica-se à dança como território de pesquisa. Como criador, suas primeiras obras são “Inercia”, uma peça de dança e circo contemporâneo, estreada em 2021; e sua última criação “Apneia”, co-criada com Joana Couto, estrada em 2022 no Ciclo Palcos Instáveis, no Teatro Municipal do Porto. Desde 2019 que também trabalha com dramaturgia, desenho de luz e acompanhamento criativo, salientando o seu trabalho nas obras ”If only this was about food” e “Sinto Muito”, ambos de Joana Couto.

 

Joana Couto começou o seu percurso com 15 anos de ensino no Ginasiano Escola de Dança e após ingressa no curso Dancer/Maker na ArtEZ University of Arts. Começa a trabalhar como freelancer na Kale Companhia de Dança e na Companhia Instável. Salienta o trabalho com Hélder Seabra, Roberto Olivan, Christine Hassid, entre outros. Como coreógrafa criou “If only this was about food” que apresentou no TMP em 2020 e “Sinto Muito” que estreou em 2021, e que teve um livro-arquivo do processo criativo. E, em 2022, colabora com Leo Calvino na criação de “Apneia”. Co-cria o Festival Súbito e o Programa Órbita, uma plataforma multidisciplinar de partilha e programação, juntamente com Beatriz Sarmento.

 

 

Dança, M/14 – 50 min

sonho – magia – 9 de espadas – mergulho

 

Próximas datas:

28 nov / Teatro Ribeiro Conceição, Lamego

 

Datas anteriores:

26 out, 2024 / Centro Cultural Macedo de Cavaleiros

10 out, 2024 / Teatro Aveirense

17 mai 2024 / Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova

18 mai 2023 / Cineteatro Alba, Albergaria-a-Velha

11 e 12 nov 2022 / Café Teatro do Teatro Campo Alegre

Conceito e Direção: Leonardo Calvino

Criação e Interpretação: Leonardo Calvino e Joana Couto

Produção: Joana Couto

Auxiliar Técnico: Juan Fresina

Assistência Cenográfica: José Maurício Martins Urso

Composição Musical: Rodrigo Ribeiro

Desenho de Luz: Leonardo Calvino e Rodrigo Ribeiro

Participação Artística: Maree Lawn e José Maurício Martins Urso

Comunicação e Marketing: Rodrigo Ribeiro

Olhar Externo: Gustavo Hjerl, Mariana Malojo e Bruno Martins

Apoio à Digressão: Dídac Gilabert e Teresa Santos

Agradecimentos: Amélia Sousa, Domingos Ferreira, Gracinda Teixeira, Hadrien Haie, Maria Inês Neves, Pedro Couto, Tatiana Neves e Joseph Viatte

Coprodutores: Instável – Centro Coreográfico em colaboração com o Teatro Municipal do Porto e Kale Companhia de Dança

Residências e apoio à criação: AgitLAB, Estúdios Victor Córdon, nunArt, Sekoia – Artes Performativas, Teatro da Didascália