© Joana Rodrigues \ Masha Pyatkova, na sua criação B…issues, apresentada na
Mostra de Jovens Criadores 2019

INSTÁVEL

Centro Coreográfico

 

Fundada em 1999 por Ana Figueira, ao longo de cerca de 10 anos a Instável deu-se a conhecer através dos projetos de Companhia: em cada ano, um coreógrafo conceituado seleciona bailarinos em audição e cria uma nova peça em residência, para depois estrear e circular tanto quanto possível. Com a mudança para o Teatro do Campo Alegre, em 2011, a Instável amplia e consolida o seu trabalho, dando início ao seu caráter de Centro Coreográfico.

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URNA
de Joana Couto

Como é que se desconstrói o indivíduo informado cultural e socialmente, depois de entrar no loop das suas próprias cegas convicções? Urna é a oportunidade não aproveitada, perdida para sempre num não-tempo longínquo. É a perda de perguntas significativas e a obsessão por respostas tranquilizadoras e efémeras. Urna é o que sobra depois da curiosidade, que se torna opressão, que cede lugar ao cacófonico redundante, que por sua vez cede o lugar ao absurdo, que cede o lugar ao vazio, que cede o lugar a novas possibilidades, que geram outras curiosidades. E assim por diante para sempre. O que sobra é um loop; movimentos, palavras, símbolos esvaziados de significado, repetem-se até ao ridículo para podermos refletir acerca da urgência de reduzir (ou elevar?) o ser humano à besta rendida.

2025, Janeiro
Sex

Curso de Produção Instável / Pós-laboral

Os participantes terão a oportunidade de planear e implementar estratégias de gestão, produção, comunicação e financiamento, no âmbito das Artes do Espetáculo, nomeadamente nas áreas do teatro e da dança, oferecendo aos formandos ferramentas para integração em contexto profissional.

Sex

PULSO / Apoio e Mentoria para Coreógrafos

Em cinco meses de trabalho, o PULSO tem como objetivo melhorar as capacidades de desenvolvimento e produção dos criadores e artistas com projetos em fase de criação. Num modelo de capacitação e incentivo, o programa pretende gerar novas competências através de um trabalho contínuo, assente em sessões de formação de naturezas diversas.

2025, Fevereiro
Sáb
31 JAN E 1 FEV

No Face / Thalia Agapaki

No Face é um solo de dança sobre violência de género, centrado na recuperação do sobrevivente, lidando com a verdade, encontrando segurança e comunicação.

Sáb
31 JAN E 1 FEV

HABITAR-me / Inés Santos, Julien Pinoteau e Ilyas Chaoui

O que significa habitar um espaço? O que é que significa a habitabilidade de um espaço? E inabitabilidade? Em palco, uma bailarina explora estas questões através do movimento, tecendo os seus traços no espaço.

Sáb
22 FEV

Lowlands / Helder Seabra

Uma área onde a terra está próxima ou abaixo do nível do mar é chamada planície — lowlands. Lowlands refere-se também à teoria de Freud, que compara a mente a um icebergue — flutua com um sétimo do seu volume acima da água, a única parte visível.

2025, Março
Sáb
28 E 29 MAR

ELEGIA / Elisabete Magalhães

Na palestra-performance, Emi Koyama Passou Aqui, é revisitada essa grande elaboração de Koyama, desfazendo alguns equívocos e clichés que ainda persistem sobre o transfeminismo.

Sáb
28 E 29 MAR

A SENSE OF / Beatriz Lourenço

Na palestra-performance, Emi Koyama Passou Aqui, é revisitada essa grande elaboração de Koyama, desfazendo alguns equívocos e clichés que ainda persistem sobre o transfeminismo.

2025, Abril
Qua
30 ABR

TAKE / Nova Criação de São Castro e António M Cabrita para a Companhia Instável

Quando pensamos em som, a primeira imagem é a de ondas invisíveis que viajam pelo ar, captadas pelos nossos ouvidos e interpretadas pelos nossos cérebros. Mas para além da sua dimensão auditiva, o som tem peso, movimento e força. O som possui uma história em si e o corpo procura incessantemente por uma história.

2025, Setembro
Qua
17 SET 2025

Rubble King / Duarte Valadares

Rubble King introduz um curto período de atenção, uma criatura investigadora do arquétipo. Uma entidade numa sandbox, um local de informação ilimitada, um circuito excessivamente produtivo à procura de arquétipos com que se alimentar. Vários estados através da mudança de atenção e esquivando-se da conclusão, um ridículo racional.

2025, Outubro
Qui
23 OUT 2025

Krakatoa / Sara Santervás

Krakatoa, surje como a necessidade política de abordar cenicamente uma ocupação social: quebrar o silêncio público em torno do suicídio.